papo calcinha

Coletor menstrual: o que é, como usar, vantagens e desvantagens

quinta-feira, maio 23, 2019 Ana Carolina Domingues 60 Comentários


Você já deve ter ouvido falar que o coletor menstrual é seguro, ecológico e econômico, mas se você ainda não testou é porque ainda tem alguma dúvida sobre as suas vantagens. Então hoje eu venho falar com vocês sobre esse assunto que ainda é tabu para algumas mulheres.

O que é coletor menstrual?
É um copinho maleável que coleta o seu sangue e substitui os absorventes descartáveis. Eu uso o coletor da Fleurity, que é feito de silicone medicinal hipoalergênico e com pigmentação à base de corante natural. O copinho (assim como os absorventes internos descartáveis) fica dentro do corpo, mas não se preocupe achando que isso pode ser incomodo, pois ele é flexível e se adapta facilmente ao seu corpo se tornando assim imperceptível, tanto que você até esquece que está usando.

O coletor menstrual foi desenvolvido para trazer conforto e praticidade para as mulheres em seus períodos menstruais, é um copinho reutilizável que pode durar até 10 anos gerando economia e menos lixo.

Como colocar, retirar, higienizar e esterilizar 
Antes de tudo é necessário esterilizar o seu coletor, no fogão, use uma panela esmaltada ou de inox e deixe ferver por 5 a 8 minutos, se preferir usar o microondas ferva de 3 a 5 minutos na potencia baixa. Lave bem as mãos antes de manuseá-lo, o coletor é um produto íntimo e exige cuidados básicos e mínimos.

Escolha a melhor dobra, como o coletor é super maleável, existem inúmeros tipos de dobras, as mais comuns são a dobra meio diamante e a dobra em C, mas você escolhe a que for mais fácil pra você. Também é importante escolher uma posição confortável e estar relaxada, até se adaptar com o uso é preciso ter paciência, com o tempo você descobre qual é a melhor dobra e posição para inserir o coletor. Diferente dos absorventes internos descartáveis, o coletor se acomoda no início do canal vaginal, a dica é inserir o seu coletor inclinado em direção à base da sua coluna, tentando mantê-lo dobrado até que esteja inteiramente dentro do canal, depois solte a dobra aos poucos. Passe o dedo ao redor do coletor para confirmar que ele encontra-se devidamente aberto, caso não esteja, segure a base do coletor e gire-o até que se abra completamente.


Não se esqueça de trocar a cada 12 horas NO MÁXIMO, não deve ultrapassar de 12 horas, após este período ele deve ser esvaziado e lavado. Para retirar, lave bem as mãos, relaxe e fique em uma posição confortável, o segredo para retirar o coletor é usar os músculos, fazendo uma forcinha, eles empurram o coletor para baixo tornando possível segurar a base para retirar o vácuo e assim retirar o coletor. Durante o ciclo menstrual não há necessidade de esterilizar o coletor a cada troca, basta lavar com sabão neutro ou íntimo e assim ele já pode ser colocado novamente. No final do ciclo é necessário esterilizar antes do armazenamento, depois é só guardar no saquinho de algodão.

Vantagens do coletor menstrual
Mais conforto e comodidade: Por ser feito em silicone, o coletor é extremamente confortável, pois ele se molda ao seu canal vaginal, tornando seu uso extremamente imperceptível. Além disso, ele é macio e tem um toque aveludado.
Menos odor: Você sabia que o sangue menstrual só causa mau cheiro quando entra em contato com o oxigênio? É isso mesmo! Com o coletor menstrual você fica livre dos odores desagradáveis da menstruação, ele previne a oxidação do sangue pelo contato com ar e, assim,  evita o odor  desagradável desse processo.  Muito mais higiênico e seguro!
Mais economia: Mesmo que sejam mais caros inicialmente, a longo prazo o coletor é mais econômico, já que elimina a necessidade de comprar absorventes mensalmente, e pode durar até dez anos.
Menor chance de alergia: Os coletores são feitos de silicone atóxico, o silicone é um material inerte, que diferente do algodão, não propicia a proliferação de bactérias causadoras de infecções. Eu escolhi o Fleurity porque ele é feito de silicone medicinal hipoalergênico da Dow Corning, empresa referência mundial em silicones, totalmente seguro para a sua saúde. 
Mais sustentável: Uma mulher usa de 10 a 15 mil absorventes durante a puberdade até a menopausa, e esses absorventes descartáveis levam cerca de 100 anos para se decompor na natureza. Ou seja, todos os absorventes que você, sua mãe, sua vizinha, suas amigas usaram ainda estão no mundo! Então, o uso do coletor menstrual também pode evitar a produção excessiva de lixo e além disso, não produz resíduo plástico.
Menor risco de vazamento: Quando inserido em seu canal vaginal, o coletor formará uma espécie de vácuo que impedirá que o sangue menstrual vaze. Isso lhe trará mais segurança e confiança para atravessar esse período.

Desvantagens/Contraindicações
O método não é indicado para mulheres que estejam em período de pós-parto, mulheres virgens ou que tenham alguma deformidade na anatomia do sistema reprodutor. O uso concomitante com DIU não causa problema, o coletor não vai tirar do lugar ou puxar o DIU para fora, mas importante que antes do uso do coletor você consulte o seu médico para saber o posicionamento do DIU e o comprimento da cordinha.

O que você está esperando?
Reza a lenda que existe uma vida antes e depois do coletor menstrual. E você, concorda ou nem faz ideia? Se você quiser uma ajudinha para largar os absorventes comuns e descobrir o quanto o coletor pode ser libertador, está rolando um sorteio de um kit de coletores menstruais da Fleurity no meu perfil do instagram. Vai lá participar e chame as suas amigas para participar também.


fleurity.com.br


Gostou?  Veja também...

@aninhacarolina no Instagram!
Sereiando no Facebook!

Leia também

60 comentários:

  1. Ai meu Deus AMEI o seu post!

    Tá super completo <3 Eu uso o Korui já há... uns dois anos? E meu primeiro foi o Fleurity, mas troquei porque era mole demais e nunca pegava vácuo (posso dizer que estou usando agora? pois é).

    Posso dizer com toda certeza que foi uma das melhores escolhas que fiz. Tenho também 2 absorventes reutilizáveis de algodão da Korui pra quando estou pra menstruar, ou pro finzinho. A liberdade do coletor é uma coisa incrível, mesmo.

    Amei amei a publicação!

    Beijos,
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha próxima aquisição será o absorvente reutilizável de algodão ♡

      Excluir
  2. Já me indicaram esse coletor porém não tenho hábito de usar já que meu fluxo é bem pouco porém muitas falam que é ótimo.

    Beijos
    Pâmela Sensato

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ana.
    Gostei bastante da sua postagem, bem explicativa. Mas ainda não tenho coragem de usar. Por enquanto vou ficar nos absorventes mesmo. Minha menstruação é bem pouquinha.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. I don't like this method very much, but it's good to know!

    ResponderExcluir
  5. Amei seu post, já tinha ouvido as pessoas falarem do coletor, mas não sabia como usava, nem como colocava. Ele parece ser bem prático!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre quis testar mas morro de aflição de coisas dentro de mim, com medo de machucar sabe? Nunca me adaptei nem ao ob e acabou que meu AC agora é continuo e não menstruo mais. Adorei como o post esta super completo!

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não machuca e é bem diferente do ob, por incrível que pareça o ob incomoda muito mais, o coletor você até esquece que está usando

      Excluir
  7. Posso dizer que tinha ouvido falar, mas confesso nunca usei, mas como sempre digo são gostos
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  8. Que post top! Muitas vantagens usar coletor!

    www.estiilocarol.com

    ResponderExcluir
  9. Ainda não experimentei, mas quero experimentar, por todas as vantagens a ele associadas!

    ResponderExcluir
  10. Não experimentei, mas pretendo experimentar!! Adorei o post!
    Beijos,
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  11. An interesting tips and review.
    It's something new for me, and thank you for the info

    Hugs and kisses!

    ResponderExcluir
  12. Exatamente, querida :D

    Este post é extremamente útil, sem dúvida alguma!

    NEW BRANDING POST | SMOOTH AND PERFECT SKIN!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  13. Nunca tive curiosidade em experimentar.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  14. amazing post honey!really great :)
    kisses from Poland :*

    ResponderExcluir
  15. Anônimo24.5.19

    Nossa adorei seu dica, que pena que onde eu moro é difícil encontra desse.
    Hiper Cap Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele pode ser comprado através do site da fleurity, acompanhe a marca nas redes sociais para aproveitar as promoções

      Excluir
  16. Eu morro de vontade de usar, mas ainda fico com pé atrás kkkkk. Quem sabe agora dê o ponta pé inicial e comece a usar, né?

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sentia uma insegurança, mas depois que conversei com uma amiga e tirei todas as minhas dúvidas tomei coragem de experimentar

      Excluir
  17. Já ouvi falar bastante sobre esse coletor e dizem que é meso muito bom!
    Mas eu como sou receosa e tenho medo por enquanto prefiro não usar hahahha :/

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  18. ainda nao testei esse metodo e tenho bastante curiosidade em usar o coletor e ver se eu me adaptaria a ele

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  19. Não gosto :\

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  20. Tengo una copa menstrual, pero aún no me he animado a probarla.

    Besos

    ResponderExcluir
  21. Nunca usei, mas há quem diga maravilhas :)

    Beijinhos e bom fim de semana
    www.danielasilva.pt

    ResponderExcluir
  22. Que post interessante! Nunca usei esse tipo de produto.

    Ótimo post!
    >>>https://blogjulianarabelo.blog/

    ResponderExcluir
  23. É interessante e diferente e com certeza tem muitas vantagens. Nunca usei e nunca vi para comprar. Mas acho que experimentaria para ver, se gostasse, com certeza usaria 100%.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  24. Parabéns, um post bem completo e informativo sobre este método, gostei de ler! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  25. Já ouvi elogios sobre esse coletor.
    Prefiro não usar por enquanto porque sou bem receosa.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  26. Ainda não tive coragem de testar, fico com medo de, apesar de falarem que segura bem o fluxo, ter que trocar fora de casa, sabe?

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  27. Olá,
    Acho bacana quem se dá bem, mas da minha parte passo.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  28. Blognya keren bangat. Salam kenal.

    ResponderExcluir
  29. Não é dos produtos que mais nos cativa! :D

    Beijinhos,

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderExcluir
  30. Confesso que nunca usei, e apesar de dizerem que é melhor do que os métodos tradicionais, não me sinto tentada em experimentar!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  31. Oi, Ana.
    Postagem muito interessante para as mulheres.
    Bem explicativa.
    Abraços.
    Diego || Visite Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  32. Eu sou doida para usar peça praticidade e pela economia, principalmente no meu trabalho que eu poderioa usar sem me preocupar com os horários.
    Vou me programar pra comprar
    Amei o post
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  33. Confesso que é algo que quero muito experimentar.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Gostei do post ta bem explica, já tinha ouvido falar mas ainda não testar.
    Beijinhos

    www.byglamour.com

    ResponderExcluir
  35. tenho muita curiosidade sobre, ainda quero experimentar!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  36. Morro de vontade de aderir, a ideia é incrível. Fora que a economia também.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  37. Que interessante, eu tenho super curiosidade em usar. Vou criar coragem e adquirir um pra mim.

    https://www.glamourosasderosa.com

    ResponderExcluir
  38. Olha, nunca usei mas tenho a curiosidade de conhecer
    Seguindo
    https://meuestiloe.blogspot.com/2019/05/resenha-do-dia-locao-desmaquilante-o.html

    ResponderExcluir
  39. Já não preciso disso, mas para quem se dá bem com isso o ambiente agradece!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  40. Ao mesmo tempo que acho super importante essa escolha de ser mais sustentável, acho o coletor um pouco invasivo, não gosto muito da ideia de um objeto dentro de mim o dia todo durante os dias que eu estou menstruada, no momento estou usando os absorventes de pano, que também são opções que pensam no nosso meio ambiente!

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Achei seu post super completo sobre o coletor menstrual, mas eu prefiro não me arriscar.
    Bom domingo!
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  42. Nossa, uma das melhores postagens sobre o assunto que já li, ainda não experimentei, mas nunca diga nunca, né?

    Visite www.espacodamica.com

    ResponderExcluir
  43. I've seen people talk about this cup before. I haven't tried it yet.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  44. Yo no la he usado nunca.
    Besos.

    ResponderExcluir
  45. The colours are beautiful!
    Many thanks for your kind comment on my blog. Do you want to follow each other?
    xx from Bavaria/Germany, Rena
    www.dressedwithsoul.com

    ResponderExcluir
  46. Oi, Ana!

    Eu nunca usei coletor... Gostei do post! Achei bem completo e com muitas informações úteis!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  47. Tenho vontade de testar, além de sustentável é mais econômico né? Amei o post.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  48. Oi Ana, tudo bem?
    Queria ser das que usam, mas nem OB consigo usar por aflição. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  49. Há muito que quero experimentar, mas tenho receio de não me adaptar :/

    MY SUPER SWEET TWENTY - Blog | Canal | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  50. eu tomo anticoncepcional direto pra tratamento de endometriose! mas queria muito que tivesse esse produto quando era adolescente! iria usar com certeza!
    bjoo

    Tiemi
    RoseBoxBlog

    ResponderExcluir
  51. Great post, I have mine since a few days ago and I can't wait to try it ^^
    xx

    Freak Muffin Blog

    ResponderExcluir
  52. Pode parecer parvo, mas a verdade é que me sinto uma idosa a olhar para isto. Reconheço que é muito melhor para a carteira e para o ambiente... Mas é tão estranho...

    ResponderExcluir
  53. faz tempo que to querendo ver se me adapto ao coletor,com certeza mt melhor pro meio ambiente

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  54. Olá
    Estou no último dia do meu ciclo e é sempre um saco pra mim. Não curto muito ob e também não sou a maior fã dos absorventes normais. Incomodam. Estou desejando muito um coletor menstrual pra mim. É uma das coisas que mais quero comprar e testar.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir