sustentabilidade

Por que evitar cosméticos com ingredientes de origem animal ou que são testados em animais?

terça-feira, maio 02, 2017 Ana Carolina Domingues 15 Comentários



Sempre que vou fazer resenha de um produto eu gosto de destacar algumas informações e uma delas é o fato do cosmético ser ou não testado em animais ou ter origem animal. Costumo fazer isso porque sei que muita gente não usa produtos que fazem esse tipo de teste e também porque considero isso um ponto positivo que merece destaque. Mas se você pensa que esse tipo de teste é algo necessário para a nossa segurança e que não existe outra alternativa para substituir substancias de origem animal, eu trouxe algumas informações que podem fazer você mudar de ideia.

Praticamente todas as matérias primas de origem animal possuem uma alternativa igualmente eficaz de origem vegetal ou sintética.

Já existem mais de 20 mil substâncias utilizadas em cosméticos que são comprovadamente seguras,

Existem alternativas para testes em animais como testes in vitro em pele reconstituída ou testes em voluntários humanos.

Os testes em animais só avaliam os efeitos colaterais agudo, que acontecem imediatamente após o uso, esse teste não consegue avaliar com clareza os efeitos colaterais ao longo prazo, que são os mais preocupantes devido a possibilidade de efeito carcinogênico.

Segundo regulamentação da ANVISA, as empresas de cosméticos têm até Setembro de 2019 para abolirem os testes em animais. O que prova que este teste é realmente algo substituível.



Algumas empresas brasileiras já aboliram essa prática em testes em animais, no site do Projeto Esperança Animal, você confere uma lista de empresas que mandaram um documento oficial afirmando que não testam em animais. Algumas empresas que não estão listada no site podem ser que testem em animais ou que não fazem esse tipo de teste só que ainda não enviaram esse documento para a organização.

Leia também

15 comentários:

  1. Nossa! Não sabia dessa informação de que a Anvisa deu prazo de até 2019 para abolirem os testes em animais. Achei legal! Alguns países da Europa, se não me engano, há leis que não permitem mais. Post muito informativo, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu não sabia de muitas coisas que tem no post. Achei legal o experimento com animais. O post ficou maravilhoso e super informativo. Parabéns linda, sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Eu desconhecia, totalmente, essas informações. Achei super interessante eles determinarem um prazo para que acabem os testes, é tão sofrido né? Adorei seu post! Parabéns pelo blog. Beijinhos.

    www.gotadechampagne.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sério? Eu não sabia... muito bom ter lido o seu post! Bastante informação! Adorei mesmo, parabéns com o blog e sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Eu não costumo usar produtos que são usados em animais, acho a maior crueldade. Até pq hj em dia já existem peles sintéticas pra testarem os produtos, n tem a menor necessidade de fazer isso com os bichinhos. Amei o post, super relevante

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que alguem com noção criou essa norma para pararem com essas atrocidades com os animais, eles não devem sofrer reações só para ver se algo realmente da alergia ou não! Pelo amor né? Adorei o post, parabéns

    ResponderExcluir
  7. Amei o post, fico muito feliz pela atitude da Anvisa! Adoro posts informativos, hoje em dia tem poucos blogs que investem nessas publicações!
    Bjs | http://my1life2in3books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei! É realmente triste ver que existem marcas maravilhosas mas que ainda testam produtos em animais, mas fiquei feliz com a atitude da Anvisa, já estava mais que na hora!! kkk
    Bjss <3

    www.lekamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Interessante! Realmente não sabia deste ultimato da Anvisa, e realmente este post fez com que eu mudasse a minha forma de pensar acerca disso tudo! Obrigada por postar! Foi bastante útil! ❤

    ResponderExcluir
  10. Nossa , nao tinha conhecimento que isso ainda aconteceu .. é triste! Gostei dá atitude dá Anvisa , isso tem que ser abolido .. parabéns pelo post ,me fez repensar, irei procurar saber mais sobre a empresa antes de comprar produtos ! Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Eu já sabia de algumas coisas pois sou contra o teste em animais e amei saber desse prazo da anvisa chega de torturar os animais , amei amei parabéns por isso e por falar de algo tao importante que muitos esquecem ! Parabéns beijos

    ResponderExcluir
  12. Isso é maravilhoso, os animais não devem se submeterem a isso, isso e judiação, mas muitos compram produtos sem saberem que se a marca faz testes ou não em animais. Muitos até morrem, vivem presos e muitos maltratados. Amei sua iniciativa de trazer esse assunto que muitos acham sem importância, amei, por isso ganhou uma seguidora. (Jhenny Alves)

    ResponderExcluir
  13. Eu não sou muito de usar cosméticos, uso os que minha mãe compra e não sei bem sua origem, não faço muito o estilo de quem usa muito isso e sinceramente uso nem de vez em quando, mas acho justo seu ponto de vista em relação ao tema tenho colegas que não usar nenhum tipo de cosméticos testados ou de origem animal, uma por questão de cultura e outra por empatia mesmo. Parabéns pelo post, um beijo!

    Ventos de Maio

    ResponderExcluir
  14. Ultimamente tenho tentado comprar mais produtos assim, e é bem mais dificil de encontrar viu? Pelo menos aqui na minha cidade tem sido uma luta bem grande pra achar.

    ResponderExcluir
  15. Prometi a mim mesma hà uns tempos que não iria comprar mais produtos testados em animais e ainda mais impossível, que não iria comprar roupa a marcas que se aproveitam da escravidão. É um grande desafio mas comprometo-me a isso. Gostei!

    ResponderExcluir