livros/filmes/música

Livro: Quem é você, Alasca?

terça-feira, outubro 25, 2016 Ana Carolina Domingues 13 Comentários



Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".
Quem é você, Alasca? Narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre a outra. Um livro incrível que marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea.

Mais uma resenha de livro aqui no blog, dessa vez o escolhido foi "Quem é você, Alasca?" do escritor John Green. Eu li a edição da editora WMF Martins Fontes, fiquei apaixonada por essa capa com aspecto aveludado. A história é dividida em antes e depois e a narrativa é feita em dias, como se fosse um diário. Eu quase desisti da leitura, pois a princípio as coisas pareciam estar demorando para acontecer, mas valeu a pena chegar até o final.

O livro fala sobre Miles Halter, um garoto anti-social fissurado por últimas palavras, que decide estudar em um colégio interno motivado pelas últimas palavras do poeta François Rabelais, "Saio em busca de um Grande Talvez". Em Culver Creek, internato que seu pai estudou, ele deu início a jornada, que se resume na capa do livro: o primeiro amigo, a primeira garota, as ultimas palavras.

"Chega uma hora em que é preciso arrancar o Band-Aid. Dói, mas pelo menos acaba de uma vez e ficamos aliviados."

Na nova escola Miles é apelidado ironicamente de Gordo, logo que fez amizade com seu colega de quarto Chip Martin, conhecido como Coronel. Seu novo amigo faz com que ele conheça Alasca Young, uma garota inteligente, confusa, que adora livros e que está em busca da resposta das últimas palavras de Símon Bolívar, "como sairei deste labirinto?".



Com o decorrer da leitura, John Green mostra o quanto uma pessoa pode influenciar na vida de outras, mesmo que a amizade tenha começado a pouco tempo. A história é linda e divertida pela maior parte do tempo e ao final faz você refletir sobre como está levando sua vida.

Quotes:

"Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o mesmo que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."

"Se ao menos conseguíssemos enxergar a infinita cadeia de consequências que resulta das nossas pequenas decisões. Mas só percebemos tarde demais, quando perceber é inútil."

"Eu sei que ela me perdoa, assim como eu a perdoo. As últimas palavras de Thomas Edison foram: 'O outro lado é muito bonito'. Eu não sei onde fica o outro lado, mas acredito que seja em algum lugar e espero que seja bonito."

Você encontra mais trechos do livro em: escrevo-aqui.tumblr.com/tagged/quem-é-você-alasca?

Leia também

13 comentários:

  1. Já li esse livro e também recomendo, muito bom. Adorei seu blog!
    www.hashtagtecontei.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana, tudo bem? O John Green é um escritor que me agrada muito. Já li 2 livros dele, A culpa é das estrelas e Cidades de papel. Gostei bastante de ambos.
    Esse que vc está divulgando não conheço, mas parece bem bacana :)

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  3. Estou doida para ler principalmente por ser o autor que é rsrs Já li várias coisas sobre o livro, umas ruins e outras boas, mas mesma assim quero ler para tirar as minhas conclusões rsrs sou dessas rsrs

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana, tudo bem? O John Green é um escritor que me agrada muito.
    nao cenhecia esse livro
    muito bom
    adorei o post
    bjo
    http://www.brunasmantovani.com/

    ResponderExcluir
  5. Sempre quis ler esse livro, mas comecei a escutar críticas negativas e fiquei com medo. Até que um dia eu estava passando o tempo na livraria e peguei o livro pra ler. Realmente o começo é chato, mas infelizmente não li todo ainda e não posso dar uma opinião final.

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre fui louca pra ler esse livro, devorei as primeiras páginas em pouco tempo, mas depois fui me perdendo na historia e não consegui mais ler :(

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana!
    Realmente, eu também achei a capa dessa edição a mais bonita de todas. Eu tenho uma quedinha por capas escuras.
    Tenho vontade de ler esse livro, por isso não assisti ao filme ainda.
    Beijos,
    Tati.
    http://gatitaecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada do John porque nunca me atraiu muito, sabe?! Achei que parece ser bem leve e divertido. Fiquei curiosa :) Edição linda, tambem!
    Abraço! :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Li apenas uma livro do John Green que foi "A Culpa é Das Estrelas" e não gostei, mas coloco a culpa de não ter gostado no fato de ter assistido o filme antes de ler o livro, então acabou perdendo a graça. Já "Quem é Você Alasca?" me recomentaram, mas como não gostei nada do livro que li acabei deixando para lá a leitura e não me interessei em procurar saber mais sobre, então essa é a primeira resenha que leio e confesso que gostei! Ah, vou dar mais uma chance quem sabe esse livro não me surpreende. Parabéns pelo blog !!

    Beijos

    https://pequenosinfinitosz.blogspot.com.br/#uds-search-results

    ResponderExcluir
  11. Acredita que nunca li os livros de John Green? haha Sempre vejo resenhas dele, parece ser legal, talvez eu tire um tempo para ler algum. :)

    ResponderExcluir
  12. Já ouvir falar muito nesse livro, mais você acredita que nunca lir um livro dele? já assistir o filme onde esta as estrelas mais livros mesmo, nenhum ..

    ResponderExcluir
  13. Não li nenhum livro de John Green, só assisti o filme A Culpa é das Estrelas, mas não gostei tanto assim... ultimamente tenho preferido outro tipo de literatura que não seja ficção, mas os livros desse autor estão sempre em destaque nas grandes livrarias!

    ResponderExcluir