fitness

Como escrever um Diário de Treinamento Fitness

terça-feira, novembro 15, 2016 Ana Carolina Domingues 12 Comentários



Estou de volta ao mundo fitness e decidi compartilhar algumas dicas aqui no blog. A primeira dica é bem diferente, não vou indicar um exercício ou um suplemento, e sim uma forma de organizar suas metas e progressos.

A ideia é montar um Diário de Treinamento com informações úteis e realistas sobre cada dia de treino. Manter esse diário será muito motivador, atualizando os dados regularmente você poderá notar seu progresso.

Como escrever um Diário de Treinamento

Registros mensais: No início de cada mês anote suas medidas, peso e metas para o final do mês. Não se limite a colocar apenas metas do tipo "chegar ao peso tal" pense também em colocar metas como correr 4Km por exemplo.

Registro semanais: No início de cada semana estabeleça metas pequenas que podem contribuir para alcançar a meta do mês. Por exemplo, se você correu 1,5Km na semana anterior, coloque como meta correr 2,5Km na semana seguinte, para conseguir correr 4Km até o final do mês.

Registros diários: Comece anotando o treinamento físico que você pretende fazer e o treinamento físico que realmente aconteceu, isso é importante para perceber se o seu desempenho alcançou sua expectativa. Anote o máximo de detalhes possíveis, como o peso que usou em cada exercício, a distância percorrida na esteira e se possível o seu batimento cardíaco assim você poderá avaliar seu progresso. Também é importante anotar qualquer lesão ou desconforto ocorrido durante o treino. Aproveite para anotar toda ingestão de alimento e líquidos, incluindo a hora que bebeu e comeu, assim como o valor nutricionais dos alimentos.


Ao final de cada mês faça uma nova avaliação, verifique se alcançou as metas estipuladas e registre novas metas para o mês seguinte. Compare suas medidas, resistência e força e sinta-se motivado com o avanço adquirido, use o seu diário para permanecer na linha.

Leia também

12 comentários:

  1. Que incrivel isso vai me ajudar muito, faz 2 semanas que voltei a vida Fitness e achei incrivel a ideia do diario de treinamento. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Menina do céu, eu ando com tanta preguiça, mas tanta preguiça, que se eu fosse mais focada na dieta e exercícios eu acharia essa tabelinha um máximo... mas sei que de nada vai adiantar eu fazer, porque não vou comer direito e nem fazer nada que presta hahahahaha.
    Acho que o trabalho e a faculdade me deixam exausta, e só quando eu terminar isso ue pretendo voltar a ter uma vida mais saudavel... =/

    Memórias de uma Guerreira

    ResponderExcluir
  3. Eu amei a ideia do diário ♥ Comecei a sair um pouquinho da vida sedentária faz pouco tempo, mas sabe aquela sensação de que as coisas estão indo por um caminho certo? É muito bom ver o quanto o nosso corpo reage com determinadas coisas, como a simples troca de alimentos cheios de gordura por coisas mais saudáveis. Enfim, adorei tua ideia.

    ResponderExcluir
  4. Nunca pensei em fazer um diário fitness. Vou começar a academia esse mês então vai super me ajudar a manter o foco no começo e a fazer as metas. Gostei de programar metas pequenas na semana. Com certeza vou fazer o diário!

    ResponderExcluir
  5. Super interessante para manter o foco! Eu acho que não conseguiria porque mal consigo levantar de manhã para ir para a academia, quem dirá se organizar assim hahaha Mas achei a idéia super bacana para quem mantem um treino e dieta diariamente.
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu sou uma pessoa fitness um tanto errada ainda HUAEUAUE. Malho e faço funcional, mas não posso ver besteiras que quero comer, oh tentação! Mas, amei sua dica de diário, vou até providenciar um pra ontem, fiquei muito emocionada de ter conseguido correr na esteira coma a velocidade 6,8 por 10 min sem parar e sair da academia nenhum pouco cansada *-* tô evoluindo, uhuuul!

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, tudo bem? Que dica mais interessante. Ontem iniciei um desafio para emagrecer e ter mais saúde, por enquanto só anoto na minha agenda, mas já está ficando meio bagunçado, então me vi "obrigada" a baixar um planner haha Em fevereiro fiz acompanhamento tirando medidas, pesando, mudando cardápio, tudo anotadinho, é muito importante isso. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  8. Menina, eu estava procurando um diario desses já tem um tempo, pq eu preciso anotar as coisas principalmente agora no começo para não me perder, ou seja, seu post veio na hora certa até pq não tinha muito ideia de como fazer rs

    ResponderExcluir
  9. Menina dos céus, suas dicas chegaram na hora certa, já que minha médica anda me cobrando que eu começe a fazer alguma atividade física, e pior eu confesso que é por pura preguiça que eu sou tão sedentária assim. Será que você poderia liberar algum freebie como esses ilustrando o post para donwload?

    Beijos da Lary!

    ResponderExcluir
  10. Adorei suas dicas. As pessoas focam muito na meta mensal e esquecem das submetas, as que fazem você alcançar as metas do mês. E isso se aplica para todas as áreas.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Muito interessante ,adorei suas dicas.Como sou atleta de karatê suas dicas vai me ajudar muito !
    Obrigada <3
    Beijos !

    ResponderExcluir