bate-papo,

Eu vou viver a minha verdade independentemente se isso vai agradar as pessoas ou não

segunda-feira, abril 29, 2019 Ana Carolina Domingues 28 Comentários


Tudo começou quando eu decidi que tinha que comprar um canudo ecológico influenciada pelas campanhas na internet, fui me dando conta do lixo que produzia de forma desnecessária e se já existia uma solução sustentável, por que não aderir?

Comecei a procurar pelo tal do canudo de inox, mas o frete era sempre mais caro que o produto e na busca pelo melhor preço fui acompanhando perfis no instagram que davam dicas de como produzir menos lixo e diminuir o impacto ambiental. Finalmente encontrei o tal do canudo sustentável na minha cidade, sem a necessidade de pagar o frete, fiquei feliz e logo fui tomada pela necessidade de fazer mais. Depois de ver muitos posts falando do coletor menstrual, encontrei o meu novo desafio, e então em três meses de adaptação com o coletor eu já tinha economizado muitos absorventes e mais uma vez veio aquela sensação de felicidade.

Pequenas mudanças que resultaram em grandes questionamentos em minha mente. Por que eu tenho tudo isso? Por que consumo tanto? Isso é mesmo necessário? Me vi sufocada na grande quantidade de embalagens plásticas dos cosméticos que uso, só que aprofundando cada vez mais no conhecimento do consumo que causa impactos ambientais, me dei conta que não eram só as embalagens que estavam poluindo o planeta, a composição química dos produtos também estavam.

Choque de realidade!

E então a questão foi, como chegamos a esse ponto?

E outras perguntas vieram, por que uso três shampoos diferentes? Por que montei um cronograma capilar com seis máscaras diferentes? Se esses produtos são para tratar o meu cabelo, por que quando não uso o meu cabelo não fica bonito?

Nenhum dos produtos que eu usava estava tratando de fato o meu cabelo, eles só mascaravam o frizz, o ressecado... e por isso eu era dependente do uso de tantos cosméticos. E quanto mais eu usava, mais lixo eu produzia e sem alcançar o meu principal objetivo, tratar meus cabelos.

No início do mês fui selecionada para novamente fazer parte da equipe de assessoria de imprensa da Hair Brasil, a maior feira de cabelo da América Latina. Lá eu receberia mais cosméticos capilares, maquiagens, sacolas, folders e mais e mais lixos. Tudo para que eu produzisse conteúdo no blog e assim incentivar o consumismo, mas eu não tive força para participar do evento, o meu olhar crítico não me permitiu fazer parte disso.

Não quero ser ingrata a tudo que consegui com o meu blog, por anos ele foi minha única fonte de renda, recebi produtos, roupas, dinheiro e foi tudo perfeito por um longo tempo, só que agora eu mudei e o blog vai mudar também. Esqueça as resenhas de "compre esse produto porque não dá para viver sem ele" e se prepare para "olha que tóxico esse ingrediente que está no rótulo desse shampoo".

Eu vou viver a minha verdade independentemente se isso vai agradar as pessoas ou não, mesmo que isso signifique perder acessos, perder seguidores, perder patrocinadores e parcerias. Eu só quero que minhas atitudes reflitam em um mundo melhor mesmo que a mudança seja pequena.

Gostou?  Veja também...

- Por que evitar cosméticos com ingredientes de origem animal ou que são testados em animais?
- Curso Grátis de Cosméticos Naturais
- Desperte a sua intuição com a Cianita Azul

Me acompanhe:
@aninhacarolina no Instagram!
Sereiando no Facebook!

Leia também

28 comentários:

  1. Oi, Ana!

    Está certa em viver a sua verdade. Vale para todos nós...
    Eu também ando um pouco mais consciente em relação as coisas que consumimos. Gosto muito de cosméticos, mas tenho feito o seguinte: um hidratante corporal novo só entra, quando o velho acabar. Tenho um produto de cada tipo... Uso até o final. Pra minha realidade está fazendo sentido...

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  2. Temos que viver sempre a nossa verdade para sermos felizes.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    ResponderExcluir
  3. Está mais que certa se te faz bem é o que realmente importa!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  4. Amei seu post, independente do que a gente sempre faça sempre terá alguém para apontar o dedo e julgar. Então, o que importa é viver a vida do jeito que a gente sempre sonhou e do jeito que a gente quer, desde que a gente não atrapalhe ninguém.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Que poste maravilhoso.
    É exatamente isso!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. obrigado :D

    deves fazê-lo sempre. quando estamos de bem connosco próprios e com a nossa vida, é importante que não nos deixemos levar pela opinião alheia :D nunca percas esse sentimento!

    NEW TIPS POST | MOTHER’S DAY GIFT GUIDE!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  7. Temos que viver de acordo com aquilo em que acreditamos...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  8. Arrasou demais nas escolhas Ana! O planeta está precisando urgente de cada vez mais pessoas que pensam assim! Eu diminui muito consumo de plástico em casa, ainda não achei o canudo de inox na minha cidade mas o mais importante é abrir a cabeça e fazer mudanças ♥

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
  9. O importante é ser você esse canto aqui é o seu canto.
    É o seu blog e imprimir sua personalidade nele é essencial.
    Vou gostar de ver seus posts até porque não entendo muito de ingredientes em shampoo e essas coisas, vai ser um alerta.
    Beijos
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  10. Acredito que sempre devemos viver nossa verdade, a mudança começa pela gente.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  11. Nós não temos a noção do tanto de lixo que geramos,uma atitude como a sua vai ter um grande impacto no meio ambiente.
    Bj.
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    ResponderExcluir
  12. i really wish you the best in this
    new chapter :D
    beijinho!!

    My blog - Lalabetterdayz

    ResponderExcluir
  13. Olá Ana! Primeiramente, você está certa em pensar e agir assim. O nosso planeta precisa muito de nós.Fico admirada que você está elevando isso aqui para o blog. Com certeza isso vai motivar e mudar o agir de muitas pessoas para cuidar de forma correta do planeta terra.

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    ResponderExcluir
  14. Em Portugal ainda não aderiram aos canudos (palhinhas em Portugal) de inox, infelizmente!

    https://joanam-freitas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. I'm happy for your decision because that's what you really want, is important to do what we truly want to do and speak with our heart, so I wish you the best!
    xx

    Freak Muffin Blog

    ResponderExcluir
  16. A vida passa como um sopro!
    Tá certinha!!!

    Beijos

    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir
  17. adorei o post, mts vezes vivemos de acordo com os outros, tentando agradar a tds menos a nós mesmos e a vida nao deve ser assim

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  18. Vou escrever esse post com os pés por que com as mãos estou aplaudindo.
    Viver a sua verdade independente de qualquer coisa é inicialmente respeitar a si própria, a sua opinião. Nada vale mais do que sua paz interior.
    Por falar nisso, estou atrás do meu canudo de inox também, haha.
    Beijo e parabéns pela iniciativa.
    Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    Canal no Youtube >> Me ajude a chegar em 1K inscritos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei a seguir o blog, não sei porquê ainda não tinha feito isso, haha.

      Excluir
  19. That's so nice that you make some good things for over planet! I'm trying not to use plastic bags.

    http://sar-shy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Nossa! Você está certíssima!
    Fiquei sem palavras com seu post!
    Beijos amore!
    contornoperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Que texto lindo! São nas pequenas mudanças que grandes transformações acontecem.
    Beijos,

    lesjoursdemarcela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Amei o post. Sabe é tão horrível esse consumo desenfreado que temos, pois sempre sentimos a necessidade de ter algo e quando compramos nem é tudo aquilo. Eu também prezo muito pelo o que estou usando e o impacto que tem. porquê precisamos de n produtos de cabelo, se os antepassados lavavam só com água e dava jeito?! Não é nem questão de não usar nada, e sim saber qual o melhor tanto para si quanto para o ambiente
    beijos
    >> O blog mudou de nome agora você pode acessá-lo pelo www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  23. That's amazing... for taking a step toward these changes and living your truth.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  24. Muito importante o seu testemunho. Temos que mudar todos um pouco enquanto consumidores. Bjs

    ResponderExcluir
  25. Este testemunho é cada vez mais importante. Tem que ser cada vez mais partilhado. Temos que ajudar a salvar o nosso planeta!

    ResponderExcluir
  26. <vai perder muitos patrocinios sim e por manter uma postura oposta acabará por ser contactada para divulgar a "nova tendencia" de produtos beneficos para a saude. A tanga é a mesma.
    Mas acho importante abrir os olhos para o consumo desnecessário. Nunca fui pessoa de consumir produtos da maneira como se consomem hoje. Máscaras para o cabelo? Nunca usei! Nunquinha. Meu cabelo nunca foi seco ao ponto de ficar muito feio. Desidratado um pouco sim, pontas duplas apareceram pela primeira vez lá para os 20... o cabelo sempre cresceu sem eu o cortar quase nunca, por vezes ficava 3 anos sem ver a tesoura. Ainda assim não ficava seco. Podia não ser sarado, mas era de cor natural e não era seco. Portanto não sei se esses produtos todos nos quais teria gasto uma fortuna iriam ter feito grande diferença. Uso shampoo porque tenho de usar. Procuro um com ingredientes simples, não precisa ter perfume ou cheirar bem. Tem é que lavar sem causar danos ou envenenar o couro cabeludo. Tarefa dificil descobrir um produto assim. Talvez nem seja fabricado. Quanto a produtos para a pele também nunca usei nenhum creme hidratante. No banho uso agora sabonete - bem melhor para a pele! E não vem com infindaveis embalagens plásticas. Uma caixa de papelão ou um papel que são recicláveis, o sabonete dura muito mais que um gel, e não vejo o meu espaço cheio de embalagens plásticas. Só a poluição visual estava já a causar-me alergia. E nem uso 1/5 do que a maioria das mulheres precisa hoje em dia! Eu uso shampoo e sabonete. Nada mais. Nada de creme anti-rugas (embora talvez lamente não sei), nada de nada. Por vezes tento.. mas não consigo. Não criado o hábito sou igual às minhas antepassadas, que não conheciam nada destas coisas. E todas chegaram à idade avançada com uma farta cabeleira de dar inveja! Coisa que eu já não consigo, pois pelo caminho fui perdendo volume e acho que não se deve à falta de máscaras ou de corte, mas ao uso de produtos tão diferentes dos nossos antepassados. Mesmo quem usa tudo isso tem falta de cabelo. Hoje em dias os bebés já nascem com pouco cabelo. Aquilo que comemos também influencia. Nada do que comemos hoje deixa de ser manipulado em laboratório. A saude está toda comprometida. Não é só o planeta que estamos a envenenar, somos nós mesmos. O nosso corpo.

    ResponderExcluir