sustentabilidade

5 atitudes para ajudar a salvar as abelhas de entrarem em extinção

quinta-feira, outubro 03, 2019 Ana Carolina Domingues 45 Comentários


Hoje, dia 3 de outubro, celebramos o dia nacional da abelha. As abelhas são as maiores polinizadoras do planeta, garantindo a polinização da grande maioria das plantas nativas e agrícolas, cerca de 1/3 do que comemos está na nossa mesa graças a elas. Além disso, 250 mil espécies de flores dependem delas para se reproduzir. Essas pequenas criaturinhas fazem coisas incríveis e devemos muito à elas, só que estamos contribuindo para a sua extinção. Mas da mesma forma que somos o problema, podemos fazer parte da solução tomando atitudes simples e transformadoras.

#1 Plante flores que as abelhas gostem


Cultive um jardim com flores, como lavanda, lírios, calêndula, zínia, solidago, campânula... (só não use pesticidas nelas), além de ajudar as abelhas você terá um lindo jardim perfumado, só vi vantagens.

#2 Apoie um apicultor local


Ao invés de comprar mel e subprodutos de grandes empresas no mercado, procure um produtor local. E se você reaproveitar as embalagens, o planeta irá agradecer ainda mais.

#3 Escolha o orgânico


Chega de agrotóxicos, eles são os principais responsáveis pela morte das abelhas. 

#4 Desligue o wi-fi


Eu não sabia disso, as ondas do wi-fi promovem o desnorteamento das abelhas, que acabam não conseguindo voltar para casa. Então, quando não estiver usando o wi-fi, deligue.

#5 Plante árvores


Plantar árvores é solução pra muita coisa, principalmente para as abelhas, é lá que elas fazem a casa e obtém a maior parte do seu néctar.

Viu como não é difícil? São cinco atitudes simples, mas que fazem muita diferença. 

Leia também

45 comentários:

  1. Não fazia ideia que o wifi fazia mal às abelhas!!!

    Beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que o wifi fazia mal para elas, tadinhas :(. Eu vejo muita abelhinha fofinha nas praças onde tem bastante flores, eu gosto :3.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que elas estavam em extinsão, achei a ideia do curso muito legal
    Http://www.blogmarianaleal.site

    ResponderExcluir
  4. Simples e fácil!
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana.
    Não sabia que o wifi desnorteava as abelhas.
    Na minha casa tem muitas plantas e flores, as abelhas gostam e aparece até beija-flor.
    Acho que todo mundo pode ajudar um pouco a deixar nosso planeta mais saudável.
    Abraços.
    Diego || Visite Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  6. Amazing ideas! I always buy honey from a beekeeper, I will gladly do more good deeds :)

    ResponderExcluir
  7. AMEI seu post! os seres humanos tem que entender que cada pequena criatura faz toda a diferença no meio ambiente

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. Bees are amazing animals, they do so much for nature, and people kill them. Your advices are great. Kises from Poland.

    ResponderExcluir
  9. Ahh adorei esse post! Adorei saber mais sobre o assunto! Temos que fazer o possível para cuidar da natureza
    Blog www.brunavirginia.com
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  10. As abelhas são super importantes para o ecossistema! :)
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas para preservar as abelhas
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  12. Que post importante, amei.
    As coisas responsáveis pela nossa existência estão acabando e todo mundo parece não se importar,muito triste
    Já vou seguir as dicas
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  13. Great post. Thank you for sharing! :)New post  -  www.minniearts.com   

    ResponderExcluir
  14. Nossa, que post legal, não sabia do wifi, seu blog é lindo.

    Visite: www.espacodamica.com

    ResponderExcluir
  15. Essa do wi-fi eu não tinha ideia! Fiquei surpresa!
    É muito triste o que está acontecendo com elas. Mas eu mesma já parei de consumir mel por conta disso.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  16. Que post legal, acho que não tinha visto nada parecido ainda.
    As abelhas são muito importantes né? Que fofas hehe ♥
    Eu não sabia que elas só viviam 40 dias e também não sabia isso das ondas do wi-fi.
    Muito interessante e não custa muito ajudar né?

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  17. nao fazia ideia do wifii, adorei saber mais sobre as abelhas. adorei o blog. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Essa do wi-fi é uma surpresa para mim!! Coitadinhas!!
    Eu tenho muitas flores no meu jardim, árvores também, e vejo muitas abelhas nas minhas flores, é porque elas gostam, o mel eu compro numa feirinha que fazem aqui é de produtores locais.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  19. Que interessante, eu não sabia dessa parte do wifi, não sabia que atrapalhava as abelhas a acharem o melhor rumo e que elas ficam desnorteadas.
    Ótimo post!
    beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma fobia muito forte de abelhas, inclusive já fiz até terapia porque passo muito mal de ve-las, mas não desejo que todas morram, não sabia que o wifi prejudicava as bichinhas, vou passar a desligar o meu quando não tiver em casa

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
  21. Morro de medo!
    Interessante a forma que voce aborda.
    Nao sabia tambem sobre essa colherada!
    Interessante.

    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Não faz muito que eu descobri a importância das abelhas e eu fiquei bem choquita, menina! Tenho uma amiga que teve uma bolsa de extensão e era estudando essas abelhas sem ferrões ♥

    um beijo,
    gabi ramalho

    ResponderExcluir
  23. amazing post honey! really great :)
    kisses from Poland <3

    ResponderExcluir
  24. Melhor post que li hoje *_* algumas dessas atitudes já faço, preciso aprimorar outras. Amei mesmo!

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Instagram

    ResponderExcluir
  25. Very interesting post! :)

    Shoot for the stars | ☆ ☆ ☆ | Facebook page | ☆ ☆ ☆ | Instagram

    ResponderExcluir
  26. Very important post ♥

    ResponderExcluir
  27. Que dicas bacanas. Parabéns pela preocupação.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  28. Amei as dicas.
    Eu odeio abelhas, por medo, mas sei da importância. Niceness Beauty

    ResponderExcluir
  29. Amei o post, excelente sua iniciativa!
    Amo ter abelhas no meu quintal, bora plantar mais flores... rsrs
    beijinhos
    Blog Entre Garotas

    ResponderExcluir
  30. Amei a postagem.
    Ótima semana! Beijos

    (Estou de volta)
    www.byglamour.com

    ResponderExcluir
  31. Post incrível, adorei.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/2019/10/glow-on-base-shimmer-glam-base-etude.html

    ResponderExcluir
  32. Que post mais lindo !
    Não sabia de quase nada disso !
    arrasou
    beijos
    Taty
    https://www.tatycampos.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Post super útil e consciente. Não sabia nadinha dessas coisas, nem nunca ia pensar que até o wi fi faz mal para elas!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  34. uau que legal. Adorei a abordagem do tema, super difícil ver nos blogs por aí. Ainda outro dia estava conversando com minha mãe sobre essa questão das abelhas, bora fazer algo <3

    ResponderExcluir
  35. Não fazia a minima ideia do WiFi! :O

    HALLOWEEN SCARECROW 🎃
    https://filipa-goncalves.blogspot.com/2019/10/halloween-scarecrow.html

    ResponderExcluir
  36. Realmente, muito legais as informações. Vou procurar fazer minha parte. Pena o curso ser em São Paulo; não sabia, também, que dava pra criar abelhas sem ferrões. Ótima informação. Wi-fi prejudica elas.. imagina o 5G, que está começando a se alastrar?! Sugiro como tema pra próximos posts rs se me permite, claro. Beeijos

    https://www.rapeizedinamica.biz For digital entertainment and goood reading

    ResponderExcluir
  37. Eu adoraria plantar plantas que as abelhas gostam se tivesse um jardim. Em relação ao Wifi não fazia ideia! De qualquer forma eu vivo numa zona urbana e por isso acho que desligar não faria muita diferença. :o

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  38. Lovely honey bee. Love all of your amazing photo :)
    Have a great weekend!

    ResponderExcluir
  39. It was really interesting! Thank you for writing such wonderful posts! http://www.recklessdiary.ru

    ResponderExcluir
  40. Que bacana esse post, não sabia disso da Wi-fi, ficar mais ligada nisso. Parece besteiras para uns, mas é um bichinho mega importante em nossas vidas para a natureza e nosso futuro.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  41. Olá
    Tudo bem?
    Que postagem mais maravilhosa e informativa adorei.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  42. Thanks for sharing! Regards:**

    ResponderExcluir
  43. Oie,
    Adorei as dicas! Não sabia que essas coisas podiam ajudar (só a parte de plantar flores, só não sabia quais).
    Uma delas já faço indiretamente, só compro mel com os produtores rurais na feira livre.
    Beeijoo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir