cabelo

Como usar Babosa no Cabelo: receitas de Óleo, Esfoliante Capilar, Tônico, Leave-in e Shampoo

terça-feira, março 26, 2019 Ana Carolina Domingues 31 Comentários

FOTO: ISTOCK

Sabe aquela dica de vó, as famosas receitas caseiras de beleza que sempre nos põe dúvida se funciona mesmo. Então, se tem uma dica que não falha é o uso da babosa nos cabelos, parece estranho, mas essa planta faz maravilhas da rais as pontas. 

A Babosa, também conhecida como Aloe vera é assim maravilhosa porque possui substâncias como: lignina, que penetra facilmente na pele, ácido crisifânico, excelente fungicida para a pele, óleo crisifânico, que funciona como tranquilizante, ácido cinâmico, que age como germicida e fungicida, aloe emodina, um ótimo bactericida, e outros nutrientes.

Vitaminas: A, B1, B2, B3, B6, B12, C, E e ácido fólico.
Minerais: fosfato de cálcio, potássio, ferro, sódio, colina, magnésio, manganês, cobre e cromo. 
Aminoácidos essenciais (que o organismo não consegue produzir): valina, leucina, isoleucina, treonina, metionina, lisina, triptofano, fenilalanina e histidina.
Aminoácidos secundários: alanina, arginina, cistina, ácido aspártico, ácido glutâmico, glicina, hidroxiprolina, prolina, serina e tirosina.

Nos cabelos a Babosa hidrata e fortalece os fios, estimula o crescimento, combate a queda capilar, define os cachos, promove brilho aos fios, ajuda a diminuir a coceira do couro cabeludo, reconstrói, repara, engrossa os fios, e ajuda no controle do frizz e das pontas duplas. Ufa! É de se surpreender com o poder dessa planta.

Como usar Babosa nos Cabelos


1. Gel da Babosa: antes do banho, basta massagear o gel de babosa no couro cabeludo, deixando-o agir por cerca de 15 a 30 minutos. Depois, enxague e lave os fios normalmente. Ajuda a desobstruir os poros capilares, estimulando a circulação sanguínea e favorecendo o crescimento saudável.

2. Óleo de babosa: misture 2 colheres (sopa) do gel da babosa + 4 colheres (sopa) de azeite extra virgem, acidez máxima de 0,5. Deixe repousar por 12h, use em 15 a 20 dias. Pode ser adicionado em hidratações, ser usado como umectação e como pré shampoo.

3. Esfoliante capilar de babosa:  misture 2 colheres (sopa) do gel da babosa + 1 colher (sopa) de açúcar mascavo ou açúcar cristal. Aplique delicadamente esta mistura em todo o couro cabeludo com movimentos circulares. Coloque, preferencialmente, uma touca e deixe agir por cerca de 10 minutos. Depois, lave os fios como de costume. Faça este procedimento com intervalos de pelo menos 15 dias. Ajuda a promover uma limpeza profunda nos poros do couro cabeludo, eliminando assim todas as impurezas acumuladas e contribuindo para fios mais saudáveis.

4. Tônico de babosa: misture 4 colheres (sopa) do gel da babosa + 1 colher (sopa) de óleo de rícino ou óleo de coco + 50 ml de soro fisiológico, deixe repousar por 24h. Aplique no couro cabeludo, deixando-o agir por 2 horas. Depois, enxague e lave os fios normalmente. Ajudar a acelerar o crescimento dos cabelos e combate a caspa.

5. Leave-in de babosa: misture 4 colheres (sopa) do gel de babosa + ½ xícara de água. Coloque a mistura em um frasco de spray, agite bem sempre antes de usar, e borrife nos fios secos sempre que desejar. Ajuda a eliminar o frizz dos cabelos.

6. Shampoo de babosa: misture 30ml de babosa + 50ml de shampoo + 4 cravos da Índia + 1 colher de óleo de rícino + 3 gotas do tônico de crescimento. Pode usar até duas vezes na semana e rende de 4 a 5 aplicações. Vai dar brilho, hidratar, encorpar os fios, fortalecer, acelerar o crescimento, combater a queda, caspas, reduzir oleosidade e limpar o couro cabeludo.

Essas são algumas formas simples de utilizar a babosa no cabelo, outras dicas você encontra no Curso de Cosméticos Naturais que é 100% online e gratuito, faça já a sua inscrição aqui.



Gostou?  Veja também...

- Tudo que você precisa saber sobre Cronograma Capilar
- 12 dicas para você fazer em casa uma escova igual a do salão
- Receita Caseira para potencializar a Máscara de Hidratação

Me acompanhe:
@aninhacarolina no Instagram!
Sereiando no Facebook!

Leia também

31 comentários:

  1. Confesso que algumas coisas que falas-te não sabia mesmo, mas adorei cada uma das tuas dicas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a babosa usada nos cabelos é uma dica beeeem antiga, mas eu não sabia de todas essas formas possíveis para usa-la, geralmente eu utilizo apenas a "baba" da planta com algum creme hidratante. Amei seu post, muito informativo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Que top esse post gostei muito dessas receitas com Babosa vou testar algumas.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas!
    Eu tenho babosa em casa e congelo sempre que posso. Não conhecia a dica do esfoliante, vou testar pra ver o resultado!

    Beijos

    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir
  5. A babosa tem vários benefícios mesmo, né? Adorei essas receitinhas, testarei com certeza!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  6. utilizzo molto spesso l'aloe vera

    ResponderExcluir
  7. Achei super legal....quero testar
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Já usei babosa no cabelo e é incrível como ela hidrata, sério. Quero muito usar mais vezes!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Thanks for sharing this informative post! :)

    Shoot for the stars | ☆ ☆ ☆ | Facebook page | ☆ ☆ ☆ | Instagram

    ResponderExcluir
  10. Quando eu era criança minha vó pegava babosa da horta e fazia a gente lavar o cabelo com aquela meleca, na época eu odiava mas eu sei o quanto fez bem pro meu cabelo hehehe ♥ Amei este post!

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
  11. Ultimamente tenho dado preferência a ingredientes naturais para cuidar do meu cabelo, e babosa está na minha lista de favoritos. Achei incrível a quantidade de coisas que dá pra fazer com ela, amei as receitinhas e já vou fazer algumas aqui em casa *_*

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  12. babosa faz mesmo maravilhas pelos nossos cabelos, adorei ver todas essas dicas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  13. Eu já usei muito babosa no cabelo, vivia dando banho de creme, adorei ler mais aqui no blog!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Amazing!! Cute pics! Have a nice weekend dear!!

    ❤ Mary María Style ❤

    ResponderExcluir
  15. I have used aloe vera on the face before as a hydrating mask.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  16. has a lot of benefits
    https://www.melodyjacob.com/

    ResponderExcluir
  17. Realmente, babosa é muito recomendado para o cabelo. As marcas de cabelo estão voltando as composições dos produtos ingredientes mais naturais.

    O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
  18. Oi, td bem?
    Realmente a babosa é incrível, já vi muitas pessoas falando, mas nunca testei, só comprei shampoos e condicionadores de babosa, mas testar alguma receita mesmo, nunca! Seu post foi uma ótima oportunidade pra eu testar!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  19. Aii que legal, já salvei nos favoritos aqui seu post, agora que cuido mais do meu cabelo é sempre bom ver essas dicas!!
    Beijos

    Esmaltadas de Alice

    ResponderExcluir
  20. Não sabia que aloe vera podia ser usada no cabelo mas adorei ler as tuas dicas e as suas propriedades. Fiquei com vontade de experimentar!

    Beijinhos,
    Mara
    BLOG Há mar e Mara & Instagram

    ResponderExcluir
  21. Amei as dicas!

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    ResponderExcluir
  22. Que bacana o post! no momento, estou usando um creme com babosa..
    Abraço!

    www.paaradateen.com

    youtube.com/LuanaAndradeVideos

    https://www.instagram.com/_luanaandrade

    ResponderExcluir
  23. Oh very nice idea darling
    xx

    *Please don´t publish links on my blog.

    ResponderExcluir
  24. Não sei se o problema é comigo,mas o meu cabelo nunca aceita babosa. Acho que aplico errado,não é possivel.
    Bj.
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    ResponderExcluir
  25. Boas dicas! Tenho experimentar deitar no cabelo :)

    https://joanam-freitas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Meu cabelo tá opaco e caindo muito, precisoooo ♥

    NÃO conhecia o seu Blog e já me inscrevi aqui, me segue tb para mantermos contato!
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir
  27. Adorei a dica, muito boa!
    Beijos amore.
    contornoperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi, Ana.
    Há muito tempo eu sabia dessas propriedades da babosa, inclusive tinha essa planta na minha casa.
    Alguns shampoos até a utilizam na sua composição.
    Mas eu não sabia que eram tantas propriedades assim.
    Muito legal essa postagem.
    Abraços.
    Diego || Visite Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  29. oi!
    Eu adorei as dicas :D sempre uso Babosa na hidratação e o cabelo fica lindo

    ResponderExcluir
  30. A babosa se dá muito bem no meu cabelo, amo usar na hidratação.
    Nunca tinha visto ela como tônico, mas já irei fazer para testar.
    Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  31. Parece que a babosa tem 1001 utilidades, né?? Que bom! Como será que as avós descobriram isso? rsrs <3

    ResponderExcluir