publieditorial

A diferença entre progressiva ácida e progressiva alcalina

domingo, março 15, 2020 Ana Carolina Domingues 39 Comentários


Quem me conhece sabe o quanto eu já testei de tudo no meu cabelo, comecei a fazer progressiva quando tinha apenas 13 anos, na época só existia a progressiva com formol, então a estrutura do meu cabelo foi muito alterada, o meu cabelo começou a afinar muito e a ficar ralo. Atualmente decidi parar de fazer progressivas devido aos danos já causados anteriormente, mesmo que a progressiva com o formol tenha sido proibido pela Anvisa. Mas mesmo assim decidi trazer mais informações sobre como são as progressivas sem formol, pra quem está pensando em realizar esse procedimento.


O que é progressiva?

A Escova Progressiva é um método que reduz o volume e o frizz, fazendo com que o cabelo fique com a aparência mais lisa, sedosa e brilhante. Ela é chamada dessa forma porque, a cada vez que se realiza esse procedimento, o cabelo apresenta melhores resultados nesses quesitos.

Progressiva Alcalina

A progressiva alcalina, à base de hidróxido de sódio, tioglicolato de amônia ou guanidina, pode elevar o pH para 12 ou 13. Um cabelo muito danificado não aguenta esse tipo de progressiva porque a cutícula fica muito aberta, além disso uma química alcalina por longo tempo em pouco tempo de intervalo, gera porosidade excessiva, o que chamamos de SCAB HAIR.

O pH dos fios de cabelo variam de 4,5 a 5,5 e o pH do couro cabeludo varia de 3,8 a 5,6, alterar muito esse pH pode levar a patologias. O que protege o cabelo é o sebo, e depósito de química alcalina acaba reduzindo essa proteção fazendo com que o cabelo novo cresça sem aderência, desprotegido e poroso.

Progressiva Ácida

As escovas progressivas a base de ácido reduzem o pH do cabelo, compactando as cutículas do fio, o cabelo fica super liso e brilhoso. É comum para quem faz o uso de químicas ácidas reclamar de queda, excesso de oleosidade e afinamento da haste capilar, o pH baixo ( muitas vezes abaixo de 2,0) deixa o fio “plastificado” sem penetração de ativos na cutícula. Com o tempo pode ocorrer o aumento da glândula sebácea, excesso na produção de sebo e impenetrabilidade de tratamento através da cutícula. Antes a progressiva ácida continha formol em sua composição, mas hoje o ácido glioxílico associado à carbocisteína e aminoácidos é o único ingrediente permitido ao uso como alisante até o momento. No rótulo esses ingredientes costumam aparecer  de acordo com a nomenclatura INCI - International Nomenclature of Cosmetic Ingredient, é só procurar por: Glyoxyloyl Carbocysteine (and) Glyoxyloyl Keratin Aminoacids (and) Water.

Infelizmente a indústria cosmética brasileira não está acompanhando as mudanças do mundo, são raras as marcas brasileiras que colocam as listas completas de ingredientes em seus sites de comércio eletrônico. E não são só os sites das marcas, as lojas de e-commerce também não tem o costume de colocar a lista completa de ingredientes, isso dificulta muito para o consumidor na hora da compra. Tive que pesquisar muito para encontrar uma escova progressiva com a lista completa de ingredientes  para mostrar de exemplo, só encontrei a composição do WHEY YENTOX a escova progressiva da Yenzah. Veja a baixo a sua composição com o ácido glioxílico associado à carbocisteína e aminoácidos.
Composição: Aqua, Glyoxyloyl Carbocysteine, Glyoxyloyl Keratin Amino Acids, Cetearyl alcohol, Diethylhexyl Maleate, Retinyl Palmitate, Tocopheryl Acetate, Caprylic/Capric, Triglyceride, Ethylhexyl Palmitate, Cocos Nucifera Oil, Butyrospermum parkii, Cetrimonium chloride, Hydroxyethyl urea, Gossypium herbaceum seed oil, Quaternium 70, propylene glycol, Parfum, amyl cynnamal, butylphenylmethylpropional, citronellol, hydroxycitronellol, hexyl cinnamal, limonene, linalool, Cetyl palmitate, Behentrimonium Chloride, Hydrolyzed Soy Protein, Hydrolyzed milkprotein, Creatine, disodium edta, Methylchloroisothiazolinone, methylisothiazolinone, BHT.

Queria ter tido mais informações na época que comecei a fazer progressivas no meu cabelo, isso teria feito muita diferença, sem dúvidas nunca teria usado a progressiva com formol.
Este é um publipost.

Leia também

39 comentários:

  1. Oi Ana Carolina, muito útil o seu post. Eu não sabia que tinha esses dois tipos e essa diferença.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
  2. Useful information. Thank you!

    ResponderExcluir
  3. love these tips! thank you for sharing
    xoxo
    style frontier

    ResponderExcluir
  4. Very interesting post. Thank you for sharing.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2020/03/dior-hydra-life-fresh-hydration-sorbet_15.html

    ResponderExcluir
  5. Uau, post super importante. Já fiz progressiva quando era mais nova, mas não sabia que existia essa diferença! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Gostei de saber das diferenças, eu nunca coloquei nenhum tipo de química no meu cabelo, sempre usei por produtos naturais e nunca pintei também, acho muitas vezes um exagero fazer alguns tratamentos sendo que com o tempo só acabam com a saúde.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que poste maravilhoso.
    Bem explicado, ótimas informações. Não conhecia!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Sabe que eu não tenho ideia de qual é a progressiva que estou usando, mas não troco por nada, meu cabelo ficou muito mais macio e hidratado com ela do que sem ela!

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderExcluir
  9. Amei o post. Eu não sabia da diferença entre os produtos e amei. É sempre bom saber o que estamos usando para evitar problemas futuros
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Meu botox mais recente da For Beauty tá com esse mais novo ácido, o que pra mim foi ótimo. Uso para reduzir o volume do meu cabelo que já é liso e com o tempo ele sai, dura menos. Porém, imagino que é bem menos agressivo do que a Alcalina que tem cara de ser bem forte.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  11. Thanks for the useful post!
    http://www.recklessdiary.ru

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante esta publicação!

    Aproveito para desejar uma boa semana!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  13. Olá Ana, tudo bom?

    Gostei da explicação sobre a diferença da progressiva. Excelente post!!
    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu faço progressiva e ás vezes selagem. Não sei a diferença entre elas, mas acho que selagem é mais agressiva.
    Realmente, a industria deveria aprimorar mais essa técnica pra termos os menos resultados mas com menos danos e mais saúde aos nossos cabelos.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu não conhecia esses termos técnicos, eu faço escova progressiva, os outros acho que não seria capaz com medo de estragar os fios!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  16. Oie, td bem?
    Não sabia que existia diferença e adorei a informação!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  17. It's very interesting! Thanks!

    ResponderExcluir
  18. No conocía sobre este tema, gracias!

    ResponderExcluir
  19. Não fazia a mínima ideia que existia dois tipos de progressiva :O
    Obrigada pela publicação, beijinhos ;*

    ResponderExcluir
  20. Gostei de saber da diferença. Minha mãe vai adorar sua postagem, pois ela ainda usa progressiva nos cabelos.
    Eu parei desde 2012, mas só assumi meus cachos em 2018. kkk
    E enquanto usei progressiva, nem sabia da diferença.
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  21. Eu não sabia que existia essas diferenças entre as progressivas. Quando eu fiz pela primeira vez, tinha meus 18/19 anos e fazia com um dos primos do formol, mas que tinha o cheiro tão forte quanto... E meu couro cabeludo descamava muito. =/ Minha maior liberdade foi quando fiz a transição e parei de sofrer sufocada no salão. Acho que se eu soubesse que tinha essas diferenças, não teria sofrido tanto na época que era adepta da progressiva...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  22. Muito bom saber essa diferença! Sou adepta a progressiva há anos e não sabia da metade. Tambem gostaria de não ter feito com formol.
    Beijos,

    Marcelamirandadesigner.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Gente, nem sabia que tinha esse tanto de progressiva, haha.
    Nunca fiz, mas às vezes dá vontade.
    :D

    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  24. Faço progressiva e essas informações são mto importantes.
    Beijos
    Lily’s Nail
    Instagram @lilys_nail_

    ResponderExcluir
  25. Oi, e aí tudo bem com você?

    Depois de um tempo ausente, tô de volta!

    E quero te ver novamente por lá. Até!



    Obs: Estou em um novo endereço, mundoalternativo! ;)

    ResponderExcluir
  26. Oii
    Não sabia sobre as duas opções mesmo.
    Muito esclarecedor
    Beijos

    byglamour.com

    ResponderExcluir
  27. Muito bacana seu post, bem informativo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  28. Bem informativo esse post. Se um dia eu fizer progressiva, vou me atentar a essas informações.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  29. Post super interessante, não sabia :)
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Very interesting post. Thank you for sharing.
    kiss

    ResponderExcluir
  31. Nossa, eu nem sabia que existiam dois tipos. Muito interessante o post, me tirou várias dúvidas.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  32. Nossa, não sabia dessas diferenças! Realmente a segunda deixa os cabelos bem oleosos.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  33. Awesome post honey, really great!
    kisses from Poland :*

    ResponderExcluir
  34. Nossa, eu não tinha ideia kkk
    Nunca fiz progressiva mas eu tava querendo uma época
    Acabei não fazendo, porém é de grande ajuda, hein?
    Meu cabelo ficou bem poroso quando apliquei a última quimica de descoloraçaõ, agora to esperando sair o restinho do loiro e deixar ele quieto por um bom tempo rs só no cronograma
    Essa primeira ainda ficou com cara de estar possível um corte químico né
    Nao conhecia essa da Yenzah tambem

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  35. such a great hair post dear xx

    ResponderExcluir
  36. Eu tenho muita vontade de fazer progressiva só que tenho medo de estragar meu cabelo, fiz uma sem formol, mas não adiantou muito. Amei o post <3
    Beijos!
    Aproveita pra conhecer meu blog, layout novo opsquerida.com.br e segue no insta instagram.com/siteopsquerida

    ResponderExcluir
  37. Olá☺️
    Li que o ácido glioxílico associado a carbocisteína submetido ao calor libera formol 😓

    ResponderExcluir